Nossos Cursos

No Colégio Cedro, recebemos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e contamos com uma equipe extremamente experiente, dedicada a proporcionar uma educação de qualidade em Osasco.

Ensino Fundamental (1° ano ao 9° ano)

Ensino Médio Regular

Ensino Médio Técnico em T.I

a laptop on a table
a laptop on a table

Ensino Fundamental

(1° ano ao 5° ano)

1° ANO – Garantimos que os alunos apropriem-se da cultura escrita e matemática, através da formulação e da reformulação de hipóteses. O inicio da caminhada de 9 anos com as matérias bases separadas por áreas de conhecimento somando com a continuidade do inglês em seu projeto bilíngue e aulas de música, informática e a linguagem de sinais Libras.

2° ANO – Essa fase tem como objetivo a consolidação e a sistematização efetiva da alfabetização linguística e matemática. No que se refere à produção escrita, o 2° Ano amplia a adversidade discursiva com diferentes gêneros textuais (contos de fadas, cartas, lendas e narrativas), observando suas dimensões estruturais (sequência temporal, noção de parágrafo e compaginação).

3° ANO – Com o objetivo a consolidação e a sistematização dos conhecimentos à leitura e à escrita, quanto aos aspectos de estrutura, coerência e coesão textual, e a ampliação dos conceitos matemáticos da adição, subtração e multiplicação, introduzindo a ideia da divisão. A oportunidade de conhecer mais uma língua estrangeira com a inserção do espanhol.

4° ANO – Desenvolve um trabalho voltado para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto. Na área da Matemática, ocorre a sistematização das quatro operações, a ampliação do campo numérico e a interpretação e resolução de problemas matemáticos.

5° ANO – Tem características específicas e procura ampliar e aprofundar conceitos, considerando as aprendizagens realizadas nos anos anteriores. Ao mesmo tempo, é um ano de transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental; nesse sentido, foi estruturado com o objetivo de não provocar rupturas acentuadas na construção cognitiva e relacional dos alunos ao longo da sua caminhada acadêmica no colégio.

Componentes Curriculares¹ (Ensino Fundamental 1° ano ao 5° ano)

  • Língua Portuguesa

  • Inglês

  • Arte

  • Educação Física

  • Matemática

  • Ciências

  • Geografia

  • História

  • Espanhol

  • Projeto

  • Teatro*

  • Biologia’*

  • Culinária

  • Dança*

  • Nutrição*

  • Horticultura

  • Educação Financeira

  • Projeto de vida e carreira

  • Futebol*

¹ Aulas que estão dentro do Ensino Fundamental I, verifique a grade individual de cada classe em nossa secretaria.

*Aulas no contra turno

Ensino Fundamental

(6° ano ao 9° ano)

6° ANO – Para os alunos, o início do Fundamental II representa certa confusão, tendo em vista que alguns costumes anteriores deixam de ser adotados. Agora os estudantes precisam lidar com uma maior autonomia e tomada de decisões próprias, além de precisarem se adaptar a intensa rotina de estudos – a quantidade de disciplina aumentou, não há mais a presença de um só professor e os conteúdos precisam ser estudados com maior antecedência, lidando agora com prazos pré-estabelecidos para atividades e provas.

7° ANO – O desenvolvido do raciocínio lógico e a visão inter e multidisciplinar dos alunos, que passam a enxergar as diferentes áreas – biológicas, exatas e humanas – como um todo. Na língua portuguesa, por exemplo, há o estudo da metalinguística, produção textual, letramento e literatura. Na Matemática são abordados conteúdos como expressões numéricas, razões e proporções, equações algébricas e frações.

8° ANO – Nesta etapa, os estudantes além de aprofundarem o conteúdo que já conhecem, passam a ter contato com outros. As aulas tendem a ficar mais densas, com explicações mais aprofundadas dos temas. Tem também nessa etapa a iniciação das aulas de Educação Financeira onde alunos financeiramente educados controlam suas finanças sozinhos, tendem a não ter dívidas descontroladas, evitam cair em fraudes e entendem a administrar melhor, outra matéria inserida é a de projeto socioemocional onde é feita uma análise do perfil de estudante e sua visão nas escolhas em situações decisivas.

9° ANO – Com um passo para o Ensino Médio, todas as matérias começam a apresentação do futuro da área de estudos para que o aluno comece a definir para qual caminho irá seguir no Ensino Médio e Graduação. A matéria de análise financeira mostra ao aluno como funcionam as questões de juros e investimentos do dinheiro para que ele possa entender a importância do planejamento. A introdução da matéria Projeto de Carreira mostra ao aluno todas as principais áreas do mercado de trabalho em alta e o perfil profissional que o aluno tem tendência hoje.

Componentes Curriculares¹ (Ensino Fundamental 6° ano ao 9° ano)

  • Língua Portuguesa

  • Educação Financeira

  • Inglês

  • Arte

  • Educação Física

  • Matemática

  • Ciências

  • Geografia

  • História

  • Espanhol

  • Informática ( Laboratório )

  • Psicomotricidade

  • Projeto de carreira

  • Socioemocional

  • Biologia*

  • Teatro*

  • Futebol*

  • Dança*

  • Nutrição*

  • Projeto Alimentar*

  • Projeto de vida e carreira

¹ Aulas que estão dentro do Ensino Fundamental II, verifique a grade individual de cada classe em nossa secretaria.

*Aulas no contra turno

Ensino Médio

Regular

Super Colegial

Nosso compromisso com o colegial regular que aqui chamamos de Super Colegial é oferecer uma formação sólida e abrangente, focada em disciplinas essenciais como Matemática, Biologia, Língua Portuguesa, História, Geografia, Química, Física, Filosofia e outras. Todas elas são cuidadosamente trabalhadas para que o aluno adquira uma base consistente e esteja 100% preparado para enfrentar as provas mais concorridas no futuro acadêmico.

Mais do que conteúdos acadêmicos, o Ensino Médio regular desenvolve habilidades cruciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, gestão do tempo e responsabilidade. Esses valores são essenciais para o sucesso em qualquer área de atuação.

Aqui, acreditamos no potencial de cada aluno e investimos na sua preparação completa, para que ele conquiste seus objetivos com confiança e excelência.

Componentes Curriculares¹ (Ensino Fundamental 6° ano ao 9° ano)

  • 1. Matemática

    • Álgebra:

      • Resolução de equações do 1º e 2º grau.

      • Sistemas de equações e inequações.

      • Funções: conceitos básicos, lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas.

    • Geometria:

      • Planimetria: áreas, perímetros e ângulos.

      • Trigonometria: seno, cosseno, tangente e suas aplicações práticas.

      • Geometria espacial: cálculo de volumes e superfícies de sólidos.

    • Estatística e Probabilidade:

      • Representação e interpretação de dados.

      • Cálculo de médias, medianas e moda.

      • Noções básicas de probabilidade.

    2. Língua Portuguesa

    • Interpretação de texto:

      • Análise de gêneros textuais diversos (literário, jornalístico, científico, etc.).

      • Identificação de ideias principais, argumentos e inferências.

    • Gramática:

      • Classes de palavras, análise sintática e concordância verbal e nominal.

      • Regência e colocação pronominal.

      • Pontuação e seus efeitos no texto.

    • Redação:

      • Estrutura dissertativa-argumentativa (introdução, desenvolvimento, conclusão).

      • Coerência, coesão e uso adequado da norma culta.

      • Discussão de temas contemporâneos e desenvolvimento de argumentos críticos.

    3. Ciências da Natureza

    • Física:

      • Conceitos fundamentais: movimento, força, energia, trabalho e potência.

      • Eletricidade e magnetismo: circuitos simples e aplicações práticas.

      • Óptica: reflexão, refração e formação de imagens.

    • Química:

      • Estrutura atômica e ligações químicas.

      • Estequiometria e reações químicas.

      • Propriedades periódicas e química orgânica básica.

    • Biologia:

      • Citologia: estrutura e função das células.

      • Genética: leis de Mendel, mutações e biotecnologia.

      • Ecologia e sustentabilidade: ciclos biogeoquímicos, impactos ambientais e conservação.

    4. Ciências Humanas

    • História:

      • Grandes períodos históricos: Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.

      • História do Brasil: colonização, independência, República e ditadura militar.

      • Conexões entre eventos históricos e os contextos atuais.

    • Geografia:

      • Geopolítica: globalização, conflitos e organizações internacionais.

      • Meio ambiente: mudanças climáticas, uso sustentável dos recursos e impactos ambientais.

      • Cartografia: leitura de mapas, escalas e coordenadas geográficas.

    • Filosofia e Sociologia:

      • Pensadores clássicos e contemporâneos: Platão, Aristóteles, Marx, Weber, entre outros.

      • Reflexão sobre ética, cidadania e direitos humanos.

      • Estruturas sociais e suas influências na vida em sociedade.

    5. Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

    • Leitura e interpretação de textos:

      • Compreensão de textos diversos (artigos, notícias, anúncios).

      • Desenvolvimento de vocabulário.

    • Gramática básica:

      • Tempos verbais mais utilizados, estrutura de frases e conectores.

    • Produção textual e oralidade:

      • Escrita de textos curtos.

      • Prática de pronúncia e compreensão auditiva.

    6. Educação Física

    • Saúde e bem-estar:

      • Importância da prática regular de exercícios.

      • Noções de nutrição e prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo.

    • Esportes:

      • Regras e práticas de esportes coletivos e individuais.

      • Valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina.

    7. Artes

    • História da Arte:

      • Movimentos artísticos e suas características (Renascimento, Barroco, Modernismo, etc.).

    • Expressão e criatividade:

      • Experimentação em diferentes linguagens (música, teatro, pintura, etc.).

      • Reflexão crítica sobre obras de arte e seu impacto cultural.

Ensino Médio Técnico

Informática para Internet

Vivemos em uma era digital, onde a tecnologia está presente em todos os aspectos da nossa vida. Desde a comunicação e o entretenimento até o funcionamento das grandes empresas, a área de Tecnologia da Informação (TI) é indispensável. Nesse cenário, um Ensino Médio Técnico em TI se destaca como uma oportunidade valiosa para os jovens que desejam se preparar para o mercado de trabalho de forma prática e assertiva.

O Ensino Médio Técnico em TI não só alia a formação acadêmica tradicional às demandas do mercado, mas também oferece uma base sólida em áreas como programação, redes de computadores, segurança digital e desenvolvimento de sistemas. Essas habilidades são altamente requisitadas em um mundo cada vez mais conectado, onde profissionais capacitados são essenciais para impulsionar inovações e manter a infraestrutura tecnológica em funcionamento.

Além disso, esse modelo de ensino possibilita ao aluno ingressar rapidamente no mercado de trabalho, com uma formação técnica que o diferencia dos demais. Ele também abre caminhos para a continuidade dos estudos em cursos superiores da área, proporcionando ainda mais oportunidades de crescimento profissional.

Ser um profissional de TI hoje significa estar no centro das transformações globais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que moldam o futuro. Nosso objetivo é preparar o aluno para essa jornada, com uma formação completa e alinhada às necessidades do mundo contemporâneo, garantindo que ele esteja pronto para enfrentar desafios e aproveitar as inúmeras possibilidades dessa área em constante evolução.

1. Fundamentos de Computação

  • Conceitos básicos de hardware e software: entender como um computador funciona, os componentes internos (CPU, RAM, disco rígido, etc.) e a interação com o software.

  • Sistemas operacionais: familiarizar-se com Windows, Linux e macOS, aprendendo a instalar, configurar e navegar nesses sistemas.

  • Arquitetura de redes: conceitos de IP, DNS, roteadores e switches; aprender como dispositivos se conectam e se comunicam.

2. Lógica de Programação e Algoritmos

  • Pensamento lógico: aprender a resolver problemas de forma estruturada.

  • Fluxogramas e pseudocódigos: usar ferramentas para planejar soluções antes de codificar.

  • Estruturas básicas: loops, condições e variáveis.

3. Primeiros Passos em Programação

  • Escolher uma linguagem inicial simples e amplamente usada, como:

    • Python (ideal para iniciantes por sua sintaxe simples).

    • JavaScript (ótimo para quem tem interesse em desenvolvimento web).

  • Praticar com pequenos projetos, como calculadoras ou geradores de senhas.

4. Introdução a Redes e Segurança

  • Conceitos básicos de redes: como configurar conexões locais (LAN), entender endereçamento IP e protocolos como HTTP/HTTPS.

  • Segurança cibernética básica: noções sobre senhas seguras, proteção de dados e prevenção contra malwares.

5. Bancos de Dados

  • Entender o que são bancos de dados e como usá-los para armazenar informações.

  • Aprender SQL básico: criar, consultar e modificar dados em tabelas.

6. Design Digital

  • Fundamentos do design: aprender conceitos como cores, tipografia, espaçamento e hierarquia visual.

  • Ferramentas de design:

    • Adobe Photoshop e Illustrator para criação e edição de imagens e gráficos.

    • Figma ou Adobe XD para design de interfaces (UI/UX).

  • Criação de layouts: desenvolvimento de designs responsivos para sites e aplicativos.

  • Prototipação: como transformar ideias em protótipos funcionais para validar projetos.

  • Design centrado no usuário (UX): entender a experiência do usuário para criar soluções intuitivas e funcionais.

7. Ferramentas e Habilidades Práticas

  • Linha de comando: usar comandos básicos em sistemas operacionais como Linux e Windows.

  • Versionamento de código: aprender o básico de ferramentas como Git e plataformas como GitHub.

  • Pacote Office ou alternativos: trabalhar com planilhas, documentos e apresentações.

8. Práticas de Trabalho em TI

  • Entender o que é resolução de problemas técnicos e como abordar situações do dia a dia na área de TI, como troubleshooting e suporte.

  • Noções de metodologias ágeis: entender conceitos básicos de Scrum e Kanban.

9. Exploração de Áreas de Interesse

Após adquirir os fundamentos, é importante explorar áreas específicas para aprofundar o conhecimento, como:

  • Desenvolvimento de software (aplicativos, web ou jogos).

  • Redes e infraestrutura (cloud computing, servidores).

  • Segurança cibernética.

  • Ciência de dados e análise.

  • Design e front-end: para quem deseja criar interfaces visualmente atraentes e funcionais, integrando TI e design digital

O Colégio Cedro transformou a educação do meu filho, com uma equipe dedicada e experiente que realmente faz a diferença no aprendizado.

Maria Silva

Colorful letters spelling the word 'Educated' are arranged on a bright yellow background. Each letter features a different pattern, such as stripes, polka dots, flowers, and stars.
Colorful letters spelling the word 'Educated' are arranged on a bright yellow background. Each letter features a different pattern, such as stripes, polka dots, flowers, and stars.

★★★★★

In a classroom setting, a student is standing at the front holding a large poster with illustrations and text. In the foreground, another student is seated at a desk with their hand raised. The classroom has a whiteboard and desks, and the overall environment is one of active learning.
In a classroom setting, a student is standing at the front holding a large poster with illustrations and text. In the foreground, another student is seated at a desk with their hand raised. The classroom has a whiteboard and desks, and the overall environment is one of active learning.

Equipe

Profissionais dedicados à educação de excelência.

A classroom setting with children sitting at desks and an adult woman standing and interacting with them. The classroom has posters and decorations on the walls, including an alphabet and numbers chart, and a chalkboard with instructions. The woman is holding some items in her hands and seems to be engaging with the children, who are looking at her attentively.
A classroom setting with children sitting at desks and an adult woman standing and interacting with them. The classroom has posters and decorations on the walls, including an alphabet and numbers chart, and a chalkboard with instructions. The woman is holding some items in her hands and seems to be engaging with the children, who are looking at her attentively.
A woman and two children are sitting at a desk, engaging in a learning activity with books and pens. A large educational poster with diagrams and blue backgrounds is hanging on the wall behind them.
A woman and two children are sitting at a desk, engaging in a learning activity with books and pens. A large educational poster with diagrams and blue backgrounds is hanging on the wall behind them.